Foto: Vitória Sarturi (Diário)
Uma falha técnica na composição da massa asfáltica obrigou a retirada da camada de pavimento recém-colocada na Rua Duque de Caxias, trecho entre as ruas Olavo Bilac e Tuiuti, na terça-feira (18). Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, o material apresentou "patologias" e começou a esfarelar, o que exigiu a fresagem (remoção) imediata e o bloqueio total da via a partir da Rua Niederauer.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O trecho, que já havia sido liberado para o tráfego pela empresa responsável, voltou a receber máquinas para a correção do serviço. O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa, explicou que o problema ocorreu durante a produção do material.
– O asfalto novo foi fresado devido às patologias na massa asfáltica que houve falha na usinagem do CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), que é o asfalto, o que resultou numa parte do asfalto que estava se esfarelando num trecho entre Olavo Bilac e Avenida Presidente Vargas, porque deu um probleminha na hora da usinagem lá na usina de asfalto – detalhou o secretário.
Reposição sem custos ao município

A fiscalização da prefeitura identificou o problema e notificou a empresa executora para que o serviço fosse refeito. De acordo com Wagner da Rosa, a operação de reparo não terá custos adicionais para os cofres públicos.
– A empresa fará todo o reparo necessário para entregar a obra adequada de acordo com a nossa fiscalização, sem ônus algum para o município. Não haverá despesa nenhuma em questão de recursos – afirmou.
Cronograma
Os trabalhos de fresagem e reparos pontuais devem seguir ao longo desta quarta-feira. A previsão é de que a nova camada de asfalto seja aplicada nesta quinta-feira (20), encerrando a recuperação dos pontos danificados. Após a conclusão desta etapa, serão realizadas a sinalização e a pintura da via.
A obra
A Rua Duque de Caxias é uma via estratégica de ligação na região central da cidade. O investimento total na obra é de mais de R$ 790 mil, custeado pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa II), da Caixa Econômica Federal. O prazo estimado para a conclusão total da intervenção é de 60 dias.